Cervo gigante, um magnífico animal

Obs: nenhuma arte usada foi feita por mim, todas foram retiradas da aba fotos do Google, as que eu sei quem fez terão créditos.

             The chickenossaurus

 O cervo-gigante ou melhor, Megaloceros giganteus, foi um mamifero pré-historico que viveu em média a 7.000 anos atrás no período pleistoceno em quase toda a eurasia. Por mais de ser chamado de cervo, ele está muito mais próximo evolucionamente de veados. É muito maior que os cervos atuais. Seus outros nomes podem ser, alce gigante, veado gigante, cervo irlandês, alce irlandês e veado irlandês.

            Classificação científica:

Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Mamíferos
Ordem:Artiodactyla
Família:Cervidae
Subfamília:Cervinae
Gênero:† Megaloceros
Espécies:
† M. giganteus

          Tamanho 

 O nome "gigante" não é exagero, sendo maior que os grandes alces modernos, o alce irlandês poderia chegar a sete pés no ombro (2,1 metros de altura) e seus chifres medindo até 3,65 metros de largura (12 pés) e em média 2 a 3 metros de comprimento (adulto). Teria um peso de 500 a 600 kg.

             Mais 

 Ele é considerado um alce irlandês, sendo que não viveu apenas na Irlanda e também não é um alce, além de suas características serem mais para um veado do que um alce, ele evolucionamente está mais perto de veados, o nome mais correto é veado gigante. Uma coisa muito legal sobre esse animal é que, em muitas pinturas rupestres, podemos ver esse animal, pois sim, nós, seres humanos vivemos com esses animais e provavelmente somos a principal causa de sua extinção, como pode ver nessas duas imagens: 

 Os seus gigantes chifres eram usados como ferramentas, poderiam ser usados para fazer um tipo de "espada", também eram usados como flechas e os próprios arcos. As fêmeas obviamente não tinham chifres, mas também eram grandes. O veado gigante viveu em lugares como Rússia, Irlanda, Reino Unido, França, Alemanha, Bélgica, e vários outros países da eurasia. Esse animal além de ter vivido com humanos também viveu com mamutes e rinocerontes lanudos. Tinha esses grandes chifres para usar em luta contra outros machos por uma fêmea e para intimidar inimigos.

                Curiosidades:

1- predadores: Como praticamente todos os animais herbívoros o giant deer tinha predadores, os maiores de sua época que incluem principalemente o leão da caverna e a hiena da caverna.

2- extinção: As principais causas de sua extinção foram as mesmas de mamutes, a mudança climática e a interferência humana, pois a caça a esses animais eram muito comuns (pois mesmo sendo mais rápidos que humanos, nós corremos por mais tempo), o interessante é que ao mesmo tempo que o ser humano explorava a eurasia, a era do gelo estava no seu fim.


3- hipóteses: Hipoteses são as coisas mais comuns, indo das mais loucas e estranhas como terra planismo até as mais aceitas e provadas como o nanotirano ser um T rex, e obviamente não seria diferente com esse animal, uma das hipóteses mais famosas é a do veado gigante norte americano, essa hipótese diz que esse animal viveu desde o Alaska até o sul dos Estados Unidos mesmo não tendo nenhum evidência concreta. A outra mais famosa é a da evolução, de que esse animal não estaria extinto, e sim ter evoluído para veados atuais não classificados.

4- força: Essa é bem óbvia, pois ter chifres tão grandes, os músculos de seu pescoço precisariam ser muito resistentes e fortes, oque é quase um fato.

         Fim 

 Oque acharam ? Se gostaram siguam o blog para mais artigos comprovados, além de fontes como a Wikipedia em inglês  (pois a traduzida é mal feita) tbm foram usadas paleoarts para a criação do artigo. Além de vídeos aleatórios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

B.rex (shoebill), a ave do olhar amedrontador

Archaeopteryx, o ancestral das aves!