Archaeopteryx, o ancestral das aves!
Obs: nenhuma arte foi criada por mim, todas foram retiradas do Google.
O archaeopteryx é um dinossauro intermediário entre dinossauro-não-aviano e dinossauro-aviano que viveu no final do período jurássico. O archaeopteryx é conhecido por "ser a ave mais antiga do mundo", mas ele não é exatamente uma ave, está mais para um ancestral das aves. Viveu em locais onde hoje é o sul da Alemanha e também em Portugal. Em comparações anatomicas, o archaeopteryx parece mais com outros dinossauros-não-avianos do que com aves, exemplos: mandíbula com dentes afiados, 3 dedos com garras, uma longa cauda ossuda, a "garra assassina" e outras diversas coisas em seu esqueleto. Essas características deixam claro que ele é um elo de transição entre as aves e os dinossauros mais antigos. O archaeopteryx poderia planar e provavelmente foi um dos primeiros dinossauros a desinvolver a técnica de voo-planado. O archaeopteryx comprovadamente tinha penas, pois em seu fóssil tinha marcas claras de penas, algumas até bem sofisticadas.
Tamanho
Os maiores indivíduos de archaeopteryx provavelmente tinham um tamanho de um corvo, a maior espécie de archaeopteryx poderia atingir 0,5 metros de comprimento. Pesava entre 0,8 a 1 quilograma, a envergadura poderia chegar a 1 metro.
Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clade : Dinosauria
Clade : Saurischia
Clade : Theropoda
Clade : Avialae
Família:† Archaeopterygidae
Gênero:† Archaeopteryx
Meyer , 1861
Espécies: A. lithographica e A. siemensii
Evolução
O archaeopteryx é possivelmente o ancestral das aves junto com outros membros da Archaeopterygidae. Ele tem várias características de um elo de transição, como asas, penas mais sofisticadas, um corpo mais parecido com um de uma ave, dentes afiados, garras e uma cauda. O archaeopteryx foi um marco na paleontologia pois mostrou e confirmou para paleontologos que as aves e os dinossauros tinham uma ligação. O archaeopteryx viveu no final do jurássico, porém a aves no final desse período também, então é provável que ele não seja o único gênero a evoluir para aves. Em questão da evolução do vôo, o archaeopteryx não poderia fazer exatamente como aves atuais saindo do chão e indo direto para o ar, pois ele não tinha um corpo adequado para isso, era relativamente pesado para suas asas e ainda era um dos primeiros animais a ter asas, então sua capacidade de vôo não era tão aprimorada.
Fim
O que acharam? Se gostaram do post comente e compartilhe, siga o blog e tchau.
Comentários
Postar um comentário