TODOS os períodos da terra parte 1
Obs: nenhuma arte mostrada foi feita por mim, todas foram retiradas da aba fotos do Google.
Hoje vamos pela parte 1, o início de toda a vida, e a sua formação inicial e como tudo biológico que você vê hoje começou. Hoje apresentarei tudo mais abrangente sobre os períodos arqueado, priterizoico e todos dentro do paleozoico, além de antes disso, quando a terra era no início do início.
A formação da terra
Parte 1
A terra já passou por várias formas, a que pode ser chamada de primeira é essa, nesta época o planeta era recheado de lava, pois além de vulcões estarem ativos, vários meteoros caiam provocando mais destruição. Nesta época a vida era totalmente inóspita, então não foi aqui que a vida começou, mas por aqui que a terra começou.
Parte 2
A formação da lua: A formação da lua é bem controvérsia e divergente, não a nenhuma prova concreta de sua formação, mas a hipótese mais aceita é que um planetesimal do tamanho de Marte teria colidido com a terra, e os restos do planeta teriam se juntado e formado a lua, que diminuiria a taxa de meteoros que caiam na terra.
Parte 3
""Pré vida"": depois de um tempo, a lava começou a diminuir e o calor começou a baixar, e uma coisa que mudaria toda a história acontecia, meteoros que tinha H2O congelado começaram a se acumular no planeta, formando pequenas poças de ""água"", que pareciam muito mais barro, e nessas poças de água que surgiu a (como eu gosto de chamar) pré vida, uma formação que iria dar origem a vida.
Planeta água
Parte 1
A terra começou a acumular e acumular água, até formar os oceanos, e segundo estudos recentes, isso teria acumulado ao ponto de deixar toda a terra submerça, então a pré vida teria mais espaço e locais para vida, estava chegando a época arqueana, mas ainda não era o momento. A Terra (me refiro ao chão não ao planeta) ainda era inabitável.
Parte 2
Fotossíntese: Então a chegamos mais ou menos ao período arqueano (archean). Neste período teria a coisa que deixaria toda a vida fora da água possível, a Fotossíntese, vou explicar, as bactérias e vírus já surgiam no planeta e uma em especial, a cianobacteria, faria toda a diferença, pois ela começaria a absorver o gás carbônico (que tinha muito nesta época) absorver minerais, receber luz do sol e soltar oxigênio, oque você deve conhecer como fotossíntese, oque começaria a soltar oxigênio na terra melhorando o habitat lá, mas a principal coisa que aconteceu foi que, as algas marinhas que surgiam naquela época ""roubaram"" a formula para fotossíntese, e começou uma ""guerra"" entre cianobacterias e algas, e as algas ganharam.
Parte 3
Proterozoico: Nesta época outra coisa que mudaria a vida aconteceria, o surgimento das esponjas do mar, e elas começariam a se espalhar, e logo após se espalhar, estamos em média no período proterozoico, agora uma coisa que mudaria a história, a evolução de esponjas para cnidarios. Logo após o surgimento de criaturas maiores, os invertebrados como insetos e aracnídeos surgiam e se ploriferavam, sim a barata que você vê tem um ancestral que surgiu antes que você! E esses ""insetos"" começavam a ficar fora da água, local que estava mais abtavel (terra que aliás já tinha saido depois da água).
Início da vida diversa
Parte 1
O início do paleozoico: Estamos no inicio da diversidade, agora ""insetos"" já começam a sair para a terra mais comumente, animais como moluscos surgem e se diversificam, estamos mais ou menos no eon cambriano e ordoviciano. os moluscos, ""insetos"" e cnidarios são os dominantes do planeta, mas isso iria mudar.... Aliás antes de irmos para o próximo momento da história as plantas se desenvolvem cada vez mais.
Parte 2
Peixes: logo após o mundo ser dominado pelos invertebrados, os vertebrados surgiram de forma não oficial, provavelmente ou de esponjas assim como cnidarios ou de outro ser vivo preso no chão que se soltou, os mais conhecidos destes animais que vivem na água são só peixes, e agora seria seu surgimento! Estamos mais ou menos no período siluriano, aqui que os Peixes surgem. Mas ao mesmo tempo que surgem os Peixes, e os peixes surgem em dois tipos, os Peixes barbatana raio (os comuns da atualidade) e os peixes barbatana lobada (os com ossos fortes e ossos nas barbatanas), além disso surgem os animais que dominaram a terra por esse momento, os escorpiões gigantes do mar!
Saida da água: Então chegamos na parte mais famosa se assim podemos dizer da evolução, a saída da água pelos vertebrados, mas antes temos que falar uma coisa, estamos por volta do periodo devóniano, e aqui acontece uma das maiores extinções, do planeta, mas que causaria o motivo da saída da água. Neste período, o dunkleosteus (que alias ja falei sobre no meu blog) reinava, mas uma extinção aconteceu, e junto com ele, morreu muitos peixes de barbatana lobada morreram, a maior parte dos que sobreviveram foi os que ficaram nas partes rasas, e esses evoluíram, para o considerado primeiro anfíbio do planeta o
tiktaalik, esse animal que pode ver nesta imagem:
O tiktaalik era um peixe com pulmões, predador, mas com características bem particulares: tinha brânquias, escamas e espinhos nas nadadeiras, mas crânio, costelas e apêndices semelhantes aos dos primeiros animais quadrúpedes.
E isso continua com....
Acanthostega
Ichthyostega
Hynerpeton
E etc
Criaturas bizarras e o fim do início
Parte 1
Agora estamos no período Mississippiano, Mas vamos chamar agora como período carbonifero,além deste período ser cercado por pantanos, por aqui a diversidade de ""monstros"" do nível de dinossauros surgiam, exemplos como a Arthropleura, um tipo de centopeia gigante, além disso lagartos gigantes surgiam. Outro "monstro" inseto é a meganeura, um tipo de libélula pré históricas gigante como pode ver na imagem:
Parte 2
Synapsida: agora chegamos mais ou menos no período permiano e final do Pennsylvaniano, aqui o Seu, O meu, e o nosso ancestral, Dimetrodon, o animal que você poder ver nessa imagem foi o ancestral de Todos os mamíferos:
E antes que venham as pessoas falarem que isso não tem nada a ver com um mamífero, lembre-se que esse animal viveu a 260 milhões de anos atrás! Também não existia só o dimetrodon, existiam vários syanpsidios, como o edaphosaurus, cynodontia e etc, como pode ver nesta imagem:
os synapsdios foram os mais diversos animais da metade para trás do periodo paleozoico, e eles evoluíram para todos os mamíferos. Mas infelizmente (ou feliz mente) tudo isso acabaria.....
Parte 3
Extinção do paleozoico: Então chegamos na maior destruição que o planeta já viu até agora, a extinção do paleozoico eliminou 95% de TODA a vida aquática e mais de 70% de toda a vida terrestre. A muitas hipóteses para como aconteceu mas a mais aceita é que um super vulcão na Índia entrou em erupção e quase que destruiu toda vida no planeta, mas alguns synapsdios, insetos e outros animais aquaticos e terrestres sobreviveram, pode ter acontecido uma erupção, mas a vida é a vida, "A vida sempre encontra um jeito."
Fim
Está foi a primeira parte, se gostaram SIGAM o blog e deixei seu comentário, amanhã ou depois de amanhã sai a próxima parte. Até a próxima, tchau!
Comentários
Postar um comentário