B.rex (shoebill), a ave do olhar amedrontador

 Obs: nenhuma foto foi tirada por mim, todas foram retiradas do google.
 Shoebill ou Balaeniceps rex , conhecido popularmente como bico-de-tamanco, bico-de-sapato ou cegonha-bico-de-sapato, é uma grande ave africana com um bico peculiar que da seu nome popular. Vive normalmente em pântanos, pode abandonar seus ninhos se humanos os expulsarem, não gosta muito da presença de humanos, mas se tiverem separados pode chegar mais perto.

                  Tamanho

A cegonha Shoebill tem 3,5 - 5 pés (1,07 - 1,5 m) de altura; pesam em média 12,3 libras (5,6 kg); têm uma envergadura média de 7,7 pés (2,33 m). Os machos são ligeiramente maiores que as fêmeas e têm bicos mais longos.
Em resumo:
Por volta de 1,5 metros a 1,40 metros de altura.
4 a 5 kg.
2 metros de envergadura ou mais.

            Alimentação

Come normalmente peixes e animais aquáticos ou anfíbios, principalmente peixes pulmonados, peixes gato também estão em seu cardápio base junto com cobras aquáticas e rãs. As vezes pode comer tartarugas e aves pequenas. 
         Modo de caça e bico 

 Normalmente fica parado, encarando a água a procura de algum alimento, tem uma ótima visão, quando vê uma presa rapidamente a captura com seu bico, seu bico é peculiar, tem uma ponta dobrada e afiada para prender sua presa e um bico grande para pegar peixes. 
            Classificação científica:

Reino: animalia

Filo: chordata

Classe: aves

Ordem: pelecaniformes

Família: Balaenicipitidae

Gênero: balaeniceps

Espécie: B.rex

         Habitat e localização

Vive em regiões pântanosas e ou campos alagados, lugares onde vivem peixes pulmonados o chama atenção. Normalmente é um local relativamente alagado e com uma mata alta. Em questão de localização. Vive desde o Sudão a Zâmbia e outros países como pode ver na imagem:
 (não necessariamente só nesses países , mas são esses que temos registro)

          Parentesco 

Ele tem características de vários animais, mas acreditasse que seu parente mais próximo vivo seja o cabeça-de-martelo. Pertence a ordem pelecaniformes, ou seja, tem um parentesco com pelicanos.
       
Ele tem alguns ancestrais ou parentes antigos conhecidos, como é o caso do Goliathia andrewsii.
Mais recentemente, o shoebill foi considerado mais próximo dos pelicanos (com base em comparações anatômicas) [6] ou das garças (com base em evidências bioquímicas).
Até agora, dois parentes fósseis do shoebill foram descritos: Goliathia do início do Oligoceno do Egito e Paludavis do Mioceno Inferior do mesmo país. Foi sugerido que o enigmático pássaro fóssil africano Eremopezus também era um parente, mas a evidência disso não foi confirmada. Tudo o que se sabe sobre o Eremópezus é que era uma ave muito grande, provavelmente não voadora, com um pé flexível, o que lhe permitia lidar com a vegetação ou com a presa.

                        Ninho 
Cria ninhos flutuantes nos locais pântanosos onde vive, coloca alguns ovos, os filhotes são cuidados pelos pais até crescerem o suficiente. Vivem em casais. Os ovos são brancos e tem por volta de 9 centímetros. Os ovos são incubados por 30 dias tanto pela fêmea quanto pelo macho. 

           Fim

O que achou? Deixe seu comentário e siga o blog!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Archaeopteryx, o ancestral das aves!