Anu branco, um caçador sul americano

Obs: nenhuma foto foi tirada por mim, todas foram retiradas do google. Caso a foto seja sua e você quiser que seja retirada, a foto será substituída.

O anu branco, também conhecido como rabo de palha, alma de gato, cuco guira e guira guira, é uma ave da América Latina relativamente grande. É conhecida pelo seu canto característico e pelas penas em sua cabeça dando um ar de "despenteado". Não está muito ameaçado, as únicas coisas que ocorrem são os desmatamentos o levando a morar mais 
em cidades.

              Tamanho

Mede entre 36 e 42 centímetros de comprimento, incluindo seus 20 centímetros da cauda, e pesa entre 113 e 168,6 gramas.

           Classificação científica:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Cuculiformes
Família: Cuculidae
 Leach, 1820
Subfamília: Crotophaginae
 Swainson, 1837
Espécie: G. guira
 

      Nome científico:

          Guira guira 

              Alimentação

 Come principalmente carne, come desde rãs, ratos, lagartixas e artrópodes ou até pássaros pequenos e ou filhotes. Quando está em bando, vai para uma área e faz uma "limpa" no local em grupo. Mas raramente pode comer frutas e sementes, isso é mais comum em épocas de seca. Cospe pelotas. 

          Comportamento

O guira guira/anu branco gosta de áreas mais abertas como campos, é comumente visto em parques e jardins suburbanos. O anu branco não é bom em voar e prefere voar apenas curtas distâncias quando necessário. Muitas vezes é visto pulando  ou deslizando de poleiro para poleiro. Embora seja uma ave arbórea é comumente vista no solo, as vezes sozinha ou frequentemente em bandos que podem ir até 18 indivíduos. Ao contrário de outros cucos o guira guira não poe seus ovos no ninho de outros pássaros.

            Reprodução 

Seus ovos são relativamente grandes, tendo de 17% a 25% do peso da fêmea. A cor dos ovos é verde marinho e uma rede branca calcária em alto relevo se espalha sobre toda a superfície. A tanto ninhos individuais quanto ninhos coletivos. A fêmea que construiu o ninho e ainda não começou a pôr os seus ovos joga fora os ovos postos ali por outras fêmeas. Joga também os ovos, quando a fêmea poedeira encontra o ninho onde quer pôr ocupado por outra ave. Os adultos nem sempre zelam bem pelos ninhos com ovos, abandonando-os. Os filhotes deixam o ninho antes de poder voar, com a cauda curta, e são alimentados ainda durante algumas semanas. Quando seus ninhos são abandonados podem ser ocupados por outros animais que o aproveitam para criar um ninho ou veem o local como abrigo. Os filhotes ficam bem Unidos quando nascem, normalmente em galhos em um tipo de "fila".
             Onde vive:

Vive na América do Sul, desde a Argentina, todo Brasil e outros países.

     
       Fim

O que achou? Se gostou siga o blog e comente!
    
Obs: nenhuma foto foi tirada por mim, todas foram retiradas do google. Caso a foto seja sua e você quiser que seja retirada, a foto será substituída.

Obs 2: alguns textos foram retirados da wiki aves, então se quer saber mais sobre o anu branco pesquise no Google sobre wiki aves anu branco.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

B.rex (shoebill), a ave do olhar amedrontador

Archaeopteryx, o ancestral das aves!