Beijas flores, as pequenas aves polinizadoras
Obs: nenhuma foto foi tirada por mim, todas foram retiradas do Google.
Beija-flor-roxo (Hylocharis cyanus)
Hoje o tema é Beija-flores, essas pequenas aves são muito interessantes e curiosas, tem mais de 300 espécies diferentes de Beija-flores pelas Américas. Suas patas são pequenas e tem diversos tipos de colorações diferentes. Para indentificar um beija-flor é bem fácil, todos os beija-flores tem um bico relativamente longo com uma língua ainda mais longa, batem as asas muito rápido e, são bem pequenos. São "grandes" e importantes polinizadores. São as únicas aves que podem voar para trás e umas das únicas que param no ar. Beija-flores podem bater as asas a até 80 vezes por segundo, algo que gasta muita energia. Seu coração também bate muito rápido e seu coração é muito grande em relação ao seu próprio corpo. A família dessas aves é a Trochilidae.
Alimentação:
Os beija-flores tem um alimentação baseada em principalmente néctar, porém, todos os beija-flores também comem insetos e até aranhas. Usam seu longo bico para sugar o néctar das plantas. As principais plantas que chamam sua atenção são as de cores vermelhas e laranjas, Mas os beija-flores também sugam o néctar de plantas de outras cores. Algumas espécies chegam a visitar até 2000 flores por dia. Podem se aproveitar das teias das aranhas para comer os insetos presos no local, mas as vezes o próprio beija-flor fica preso. Podem comer até de 2 a 8 vezes seu próprio peso em néctar para ter energia para voar.
Tamanho:
Os beija-flores podem váriar bastante de tamanho, sua média de comprimento é de 5 a 13 centímetros e pesam de 2 a 6 gramas. As menores espécies de aves do mundo estão nessa família.
Reprodução
As fêmeas sozinhas criam os ninhos, encubam os ovos e cuidam dos filhotes. A maioria das espécies gostam de fazer ninhos em formato de tigela. As beija-flores encubam os ovos de 12 a 15 dias em média, mas o tempo varia conforme a espécie. Assim que nascem, os filhotes são alimentados com uma massa pastoza, que é regurgitada pela mãe. Também é comum nesse período a fêmea caçar uma quantidade maior de insetos.
Curiosidades sobre beija-flores
1- Os beija-flores são nativos e exclusivos das Américas, principalmente nas Américas do sul.
2- O nome "beija-flor" não é único, em alguns lugares eles são chamados de "colibri" ou "pica-flor", "chupa-flor" e "ariramba".
3- Os beija-flores são únicos em questão de voo, são muito ágeis no voo, podem parar no ar, voar para trás ou para os lados e até para cima ou para baixo em linha reta.
4- O menor pássaro do mundo é um beija-flor, o chamado colibri-abelha-cubano com 6 centímetros e pensando 2 gramas.
5- Os beija-flores "hibernam" durante a noite. Eles fazem um ato parecido a hibernação, onde ficam imóveis em um sono profundo, onde seu coração bate bem menos e mais devagar.
Besourinho-de-bico-vermelho (Chlorostilbon lucidus)
Fim
O que acharam? Se gostaram do post siga o blog, compartilhe e comente, até a próxima.
Comentários
Postar um comentário