Seriema, a parente das "aves do terror"

Obs: Nenhuma foto foi tirada por mim, todas foram retiradas do Google.
 A seriema é uma ave conhecida por seu canto que parece uma risada e por um andar "imponente". São aves da América do sul e quase exclusivamente do brasil. É uma ave cariamiforme da família cariamidae. São ave ser alimentação diversa que vai desde cobras a outros animais. Gosta de andar ao lado de estradas de chão e as vezes pousa em cercas para cantar. São aves que por mais de voar, preferem andar e ficar no chão. Sua plumagem é cinza amarelada com pequenas partes pretas. Sua barriga é mais clara e seu bicho e pernas são avermelhados.

                             Tamanho 
 Tem uma grande crista de penas que pode chegar a 12 centímetros. Pode chegar a 90 centímetros de comprimento e pesar até 1,4 quilos.

                       Hábitat 
  A seriema vive no Brasil e outros países próximos. E o seu hábitat favorito é o cerrado. Além disso, a seriema gosta de áreas como campos, com poucas árvores e um bom espaço para andar e correr.

                        Comportamento
 Vive solitariamente ou em pequenos bandos ou vivendo em casais. Anda a maior parte do tempo, até se perseguida. Só voa quando o predador o persegue por muito tempo. Pode correr a 50 km/h. Dorme em pedaços de madeira e árvores.

                           Alimentação
 Come quase tudo. Desde insetos, lagartos cobras, pequenos mamíferos e até pequenas aves. Normalmente caça com o bico. Usa as patas para chutar uma parte do corpo e o bico para arrancar a parte chutada quando a presa é grande. Pode comer frutos e vermes.

 
                    Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Cariamiformes
Família: Cariamidae
 Bonaparte, 1850
Espécie: C. cristata
 
          Nome científico

        Cariama cristata 

         Nome em inglês

       Red-legged Seriema

                        Reprodução
  Cria ninhos em árvores baixas e o ninho fica até a 5 metros do chão, em uma distância que a ave adulta pode chegar no ninho sem voar ou voar pouco. Utiliza gravetos e galhos para formar o ninho e forra com estrume de vaca, barro ou folhas secas. A fêmea e o macho chocam os ovos. Os ovos são chocados em 23 ou 30 dias. Os filhotes nascem com algumas diferenças levando alguns meses para ficar parecido com o adulto, e abandona o ninho 2 semanas depois de seu nascimento.

                          Terror bird?

 Primeiro tem que entender o que são terror birds (aves do terror). Um resumo: 

   Terror birds é um nome popular para um grupo de aves extintas. O nome vem do tamanho enorme dessas antigas aves que viveram mas Américas. A maioria delas eram grandes predadores que viveram em quase todo o cenozoico. A maioria dessas aves eram pertencentes a familia phorusrhacidae e a ordem cariamiformes. A maior dessas aves poderia ultrapassar os 2 metros e tinha um grande bico que usava para caçar. Imagem de exemplo:
     (Espécies de terror bird por Gabriel N.U)

 Se prestou atenção no texto e no resto do post, percebeu que, os terror birds e a seriema são da mesma ordem. Agora algumas conexões entre as duas famílias de animais:

1 Ambos são animais ou totalmente terrestres ou que preferem viver na terra.

2 Tanto quanto as seriemas, quanto várias espécies de terror bird são caçadores.

3 Tanto a maioria dos terror bird quanto a seriema tem um corpo com pernas grandes, asas relativamente pequenas, um bico relativamente longo e tem a uma posição parecida.

4 O gênero psilopterus é muito parecida com uma seriema.

                     Fim

O que acharam? Se gostaram siga o blog, comente e compartilhe. 

   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

B.rex (shoebill), a ave do olhar amedrontador

Archaeopteryx, o ancestral das aves!